AULA 09. A ideia construída


Este capítulo será uma explicação de como passar das ideias para os objectos/desenhos/projecto.
Portanto, sendo assim, a forma será o veículo para passar do desenho para o projecto, a matéria-prima dos arquitectos, e ainda servirá para criticar, discutir e analisar a arquitectura.

Para Kahn, na metodologia (ideia – forma – projecto) a forma, divide-se em duas partes uma denominada de Shape que representa o objecto final, perceptível, a forma material e o que é visível, e a outra, denominada por Form que representa o que está por trás da ideia (essência formal da ideia), aquilo que é estrutural do conceito/conteúdo. Estas duas palavras de origem inglesa, representam a mesma palavra (forma), mas têm compreensões completamente diferentes.

Exemplo da colher dado na aula:
“A” colher – Form (como conceito geral, pois pode ser qualquer colher).
“Uma” colher – Shape (representa as características materiais da colher).

As colheres têm todas a mesma “Form” (essência) onde o conceito é o mesmo, apenas muda a “Shape” (materialização da colher).
Na Form conseguimos dar a forma de colher para dar a ideia geral. Na Shape implica um projecto específico para uma colher concreta. Isto é, qualquer colher vai dar resposta à ideia inicial, apenas muda a materialização.

Exemplo da casa, mais relacionado com a arquitectura para melhor entendermos a diferença de forma:
“A” casa – Form (uma série de espaços para se viver, pode ser qualquer casa, é um conceito geral).
“Uma casa” – Shape (poderá ser o desenho concreto para a ideia de casa, como uma interpretação do arquitecto para dar resposta a essa mesma ideia).

É mais importante o conceito de “a casa” do que “uma casa”, pois, responde sempre à ideia de “a casa”, denominada de essência de casa.

Rudin House, Leymen (França)
Herzog & de Meuron

Neste exemplo, os arquitectos tentam mostrar, com uma linguagem moderna, a essência da casa, tal como acontece com as crianças. As crianças conseguem compreender a essência que está por trás da forma. Nesse sentido, os arquitectos querem que a casa seja entendida como um objecto abstracto.


Se o “fogo” da casa seria a casa mais os moradores, então nesse caso, o “fogo” seria o objectivo final da casa, sendo o elemento formal da casa.

Na essência da casa (cabana primitiva), já está o conceito de “fogo”. Onde é necessário habitar a casa para compreender a essência do elemento arquitectónico.